segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Mantenha-se fora do estresse



Sabemos que o estresse faz parte de nosso dia a dia. É errado dizer que isto é somente negativo, uma vez que o estresse pode ser benéfico para manter o foco, ter bons resultados, etc.

Mas também traz problemas quando se faz presente por muito tempo em nosso organismo.

Abaixo, algumas dicas de como não agir sob momentos de estresse.


1- Estar estressado e ser impulsivo


Às vezes tendemos em momentos de estresse agir de forma muito impulsiva, causando “estragos” na forma de se relacionar com os outros ou mesmo de não sermos muitos éticos com as coisas.
Isso mesmo, tendemos a sair do “certo” e agir erradamente.


2- O estresse e os excessos


Quando você se encontra em estado de estresse, pode estar disposto a trabalhar, mesmo que isso seja uma situação que você não goste. Ou seja, pode causar-se uma situação prejudicial para você, fazendo escolhas que lhe “machucam” e lhe fazem ir a extremos.

Cuidado com suas decisões em estados de estresse excessivo.


Recompensas

3- Recompensas


Você tende a querer “recompensas” quando está estressado. Isso você já deve ter notado. Depois de um dia tenso, fica enlouquecido para chegar em casa e devorar aquela barra de chocolate.

O estresse nos faz querer recompensas mais que quando estamos em níveis “normais” de ansiedade, mesmo que o prazer experimentado não seja recompensador.

E isto também se relaciona com vícios, compulsões alimentares, jogos, etc.


4- Assumindo riscos grandes


Pessoas ansiosas são capazes de assumirem riscos ou compromissos mais extremos que quando estão em menor nível de estresse.
Os recursos cognitivos tendem a serem menores e respondemos a riscos de forma mais extremista.


5- Alimentação e estresse


Quando estamos em momentos de estresse, queremos comidas menos saudáveis que quando estamos tranquilos. Isto porque quando estressados, queremos saciar nossas vontades com comidas ligadas a estimulantes, que nos confortam, como açúcar por exemplo.

Sabe-se através de pesquisas que quando estressados as informações sensoriais são afetadas. Assim tendemos a buscar sabores mais fortes, consequentemente, sensações mais fortes.

Fique atento a seus desejos, estresse e decisões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário